No dia 21 de maio, das 9 às 13 horas, no Teatro do Bourbon Country, ocorreu mais uma edição do Seminário Internacional “Pare e Pense”.
O Pare Pense é um seminário internacional promovido pela ONG Parceiros Voluntários e pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo que tem por objetivo promover e oportunizar reflexões sobre os rumos do desenvolvimento do Ser Humano no Século XXI.
Desde sua primeira edição, no ano de 2002, o Pare Pense fomenta diálogos sobre a relação do ser humano com aspectos relevantes para seu desenvolvimento através de abordagens multidisciplinares e multiculturais.
Por isso no dia 22 de maio o Conexão TV UNISINOS, além de trazer detalhes deste evento apresentou, do estúdio, uma matéria sobre voluntariado, foram entrevistadas Fabiana Gass, assistente de projetos da ONG Parceiros Voluntários da Unidade Sapucaia do Sul e a professora Sineide Ramos Mizevski, orientadora educacional e coordenadora da Tribo Nova Geração.
O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes. E nesse sentido, a família é o grande laboratório em que mais uma vez testamos as nossas habilidades na arte do amor e aceitação. Habilidades que passam pela responsabilidade e compromisso do "papel" que desempenhamos no contexto familiar.
E foi aproveitando essa data e tema tão significativos que, no dia 19 de maio, a EMEF Prefeito João Freitas Filho promoveu a Festa do Dia da Família. A Tribo Nova Geração foi quem abriu o evento apresentando a peça "Um Grito de Socorro". Esta peça teatral é uma pantomima, ou seja não há nenhuma fala dos personagens, apenas a mímica. Um Grito de Socorro, ao som de Everything, mostra a figura de uma jovem, que representa todos os jovens, se movendo no compasso do Criador/Bem, comendo e bebendo da simplicidade e paz que Ele lhe oferece, se maravilhando com aquilo que é bom até começar a ser seduzida por diverso tipos de tentações. A paixão é a primeira que lhe rouba, enquanto dança, com uma flor entre os lábios. Logo vem o dinheiro fácil que lhe é jogado de forma a humilhá-la e depois tomado. O cigarro, a droga e bebida alcoólica chegam em seguida para jogá-la definitivamente ao chão; por fim vem a vaidade que se aproxima provocante e soberba, pra lhe ensinar a forma certa de vestir-se e comportar-se como dita a moda, porém ela tem de pagar o preço do corpo perfeito se entregando a bulimia.
Todos estes inimigos a seduzem e depois a maltratam, empurrando-a para cada vez mais longe do Criador/Bem. A armadilha final é o desespero representado por um espírito de morte que tenta arrastá-la para o suicídio.
É maravilhoso ver a criatura correndo desesperadamente ao encontro do Criador enquanto a canção cresce. É desesperador perceber ali tão claramente que o retorno não é tão simples , pois as tentações do dinheiro fácil, a moda, os vícios do cigarro, droga e álcool, aprisionam, surram, rasgam. Em todas as tentativas da jovem de correr para o Libertador, quanto mais ela corre mais apanha, até o momento que o próprio Deus se coloca entre todos eles e a jovem desesperada, protegendo-a e apanhando em seu lugar, e ela, ajoelhada, busca por sua libertação. No final, Ele a ergue, volta a dançar com ela e a abraça, enquanto os inimigos estão caídos ao chão.
Eduardo, Kerolen, Álisson, Luis Eduardo, Janaína, Hyuri, Jéssica e Luan
No dia 4 de maio, na Casa de Cultura de Sapucaia do Sul - Vanessa Ceconet -, ocorreu o lançamento do Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, que teve por objetivo estimular o trabalho voluntário. Esta atividade busca também criar laços com a comunidade escolar fazendo com que os estudantes comecem desde cedo a se preocupar em participar e ajudar ações de voluntariado. A Tribo Nova Geração estava lá para prestigiar o evento.
A Prefeitura Municipal lançou para comunidade no dia 25 de abril, o projeto de Prevenção ao Uso de Drogas. A iniciativa da Administração, em parceria com entidades e a sociedade civil, teve como foco a mobilização dos sapucaienses no Calçadão da Cidade, para dar início a uma série de ações que fortaleçam o valor da vida. O lançamento do projeto contou com uma programação cheia de atividades sociais. O Projeto Social de Proteção aos Jovens de Sapucaia do Sul, o Protejo, e o Projovem Adolescente, se apresentaram no Calçadão, ao lado da Banda da Brigada Militar de Novo Hamburgo e da ONG “Canta Brasil”. Na programação, a comunidade ainda pode conferir um espaço literário, mostra de serviços oferecidos pelo Município e distribuição de material informativo. A Tribo Nova Geração também participou do evento, oito tribeiros e três professores estavam lá representando a nossa escola. E como poderia ser diferente? Afinal o tema dos trabalhos da tribo para esse ano é: "Valorize a vida. Diga não às drogas!"